11/07/2019 - BENTLEY EXP 100 GT: UMA VISÃO NO FUTURO DOS GRAN TURISMO

É inegável que 2019 será um ano inesquecível para a Bentley. O fabricante britânico de automóveis de luxo está de celebração. Afinal, cumpre o seu centenário. Não são muitas as marcas de carros que podem vangloriar-se de ter entrado no clube dos 100 anos. Para comemorar em alto estilo, a marca de Crewe está realizando diversas ações. Entre elas, encontra-se a criação de um novo concept car.

A Bentley acaba de revelar um novo conceito de gran turismo com o qual nos mostra qual é a sua visão de futuro em diferentes aspectos, como a eletrificação. Trata-se do novo Bentley EXP 100 GT. Tomando como base os valores e a filosofia da empresa, o EXP 100 GT agrega diversas tecnologias que serão fundamentais no futuro da indústria automobilística. Desde a inteligência artificial (IA), passando pela conectividade e a mecânica eletrificada. Portanto, trata-se de um carro totalmente elétrico.

Esteticamente é preciso prestar muita atenção nos traços mais identificativos do Bentley EXP 100 GT, já que se trata da base da futura linguagem de design que será utilizada pela Bentley. E mais, a marca destaca que este concept car redefine o setor dos gran turismo a nível mundial até o ano 2035. A esportividade combina perfeitamente com o luxo e a distinção que tanto caracterizam os veículos da marca.

A presença e as proporções exteriores deste modelo tomam como inspiração inúmeros gran turismo clássicos da Bentley. O resultado reflete a direção a ser seguida pela Bentley, mas sempre mantendo-se fiel à sua reputação como a marca de luxo mais cobiçada. Para a construção do Bentley EXP 100 GT foram utilizados materiais leves, como alumínio e fibra de carbono.

Mede 5.8 metros de comprimento e quase 2.4 metros de largura. Por outra parte, as portas do condutor e do passageiro medem 2 metros de largura e se abrem para fora e para cima, para facilitar o acesso e saída do habitáculo. A carroceria está pintada na cor Compass, criada especialmente para a ocasião e que se inspira nas cores outonais. Tampouco passam por alto os desenhos de ambos os grupos ópticos e a forma geral da traseira.

Em relação ao interior, no habitáculo do Bentley EXP 100 GT é onde se nota a mão dos artesãos da empresa. Os materiais de primeiro nível foram trabalhados com zelo para conseguir um ambiente onde que se respire luxo e conforto. A madeira e o couro estão muito presentes por todo o habitáculo. O assistente pessoal da Bentley ocupa um espaço privilegiado no console central, onde pode ser visualizado graças à luz projetada sobre um vidro.

Os bancos inteligentes biométricos adaptáveis de três formas, podem ser configurados dependendo se o condutor está conduzindo ou se está utilizando a tecnologia de condução autônoma que dispõe este concept car. A inteligência artificial é capaz de escolher entre cinco modos diferentes para que os passageiros gozem de uma boa experiência de viagem: Enhance, Cocoon, Capture, Re-Live e Customise.

No que diz respeito à parte mecânica do Bentley EXP 100 GT, como assinalado antes, trata-se de um carro elétrico. É propulsionado por quatro motores elétricos que desenvolvem um torque máximo de 1.500 Nm e permitem ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 300 km/h. O peso do veículo está fixado nos 1.900 quilos.

O sistema de tração permite um controle através da vetorização do torque, já que transmite cerca de 50% a mais de potência e 35% menos de massa para um traçado de curvas mais efetivo. Embora a Bentley não tenha entrado em detalhes, assegura que a bateria de íons de lítio permite anunciar uma autonomia de 700 quilômetros. A Bentley destaca também que a bateria pode ser recarregada em até 80% de sua capacidade em somente 15 minutos.

Confira as Fotos