13/08/2019 - FORD MUSTANG SHELBY GT350R 2020: MÁXIMO DESEMPENHO

Acima da versão GT do icônico Ford Mustang existe um modelo capaz de deixar com a boca aberta qualquer mortal. Trata-se do Shelby GT350, um esportivo que conta com um motor V8 aspirado, uma carroceria muito mais agressiva e um som ensurdecedor. Mas para aqueles que buscam algo mais, a marca de Dearborn acaba de apresentar a solução ideal, e não é o GT500.

Trata-se do Ford Mustang Shelby GT350R 2020, ou seja, a versão mais radical do muscle car americano, com uma clara orientação aos circuitos, embora seja completamente legal para circular pelas ruas. Se for comparado com as versões anteriores, as mudanças surgem na parte estética, com novos tons exteriores, porém o mais destacado afeta o seu comportamento dinâmico. É aqui onde tem uma especial importância a suspensão dianteira com uma nova geometria procedente do GT500, assim como uma cremalheira da direção modificada e um reajuste no seu sistema de assistência elétrica.

Tudo isso foi instalado visando maximizar o desempenho do carro, tanto na pista como fora dela, além disso, temos que acrescentar uma redução significativa do peso. O GT350R incorpora também rodas, um splitter dianteiro e um grande aerofólio traseiro fabricados em fibra de carbono, além de prescindir tanto dos bancos traseiros como dos silenciadores do sistema de escape, contribuindo para que o V8 emita uma nota mais aguda.

Cabe destacar que não há mudanças significativas no motor V8, de modo que o Shelby GT350R continua contando com um bloco de aspiração natural com 5.2 litros de deslocamento, gerando uma potência superior a 530 cavalos. O mais interessante de tudo isso é que a energia é transmitida às rodas traseiras através de uma transmissão manual de seis velocidades.

Nas palavras do engenheiro chefe da Ford Performance, Ed Krenz: “Sempre foi nosso plano incorporar as últimas inovações do programa GT500 e aplicá-las estrategicamente em toda a linha Mustang. Estas últimas atualizações do GT350R mantêm seu rendimento competitivo no nível mais alto, seja na pista ou na rua”.

Outros detalhes específicos deste modelo são a presença de pinças de freio vermelhas, assim como as novas tonalidades Grabber Lime, Twister Orange, Iconic Silver e Red Hot Metallic. No interior, por sua parte, destacam-se as costuras vermelhas em contraste, o emblema Shelby e um volante com acabamento em Alcantara mostrando uma marca central avermelhada na parte superior.

Além disso, a marca oferece um pacote opcional que inclui um sistema de som Premium B&O com doze alto-falantes, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, navegação ativada por voz e luzes que projetam o símbolo do carro ao abrir as portas. Também está disponível o FordPass Connect, que permite aos proprietários interagir com o carro através do smartphone. Desta forma poderão encontrar sua localização, abri-lo e fechá-lo, além de verificar parâmetros como o nível de combustível, do óleo e os alertas de manutenção.

Confira as Fotos