12/07/2019 - GEELY E TOYOTA TRABALHARÃO NA CONDUÇÃO AUTÔNOMA EM COLABORAÇÃO COM A BAIDU

A plataforma de condução autônoma criada pela Baidu, o gigante tecnológico chinês, está pronta para incorporar dois membros de primeiro nível. Segundo a informação que surgiu na mídia, muito em breve Geely e Toyota passarão a cooperar diretamente com a Baidu em determinados campos que serão fundamentais para o futuro da indústria automobilística. Isso mesmo, ambos os fabricantes de automóveis cooperarão com a Baidu, sobretudo em termos de condução autônoma.

Toyota e Geely vem trabalhando há um bom tempo no desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a automatização da condução. No entanto, projetos como a plataforma da Baidu permitem aos fabricantes de automóveis cooperar entre si, em suma, tornar realidade a ideia de vender carros de produção em série capazes de conduzir-se por si só.

O acordo que a Toyota e a Geely firmaram com a Baidu também contempla a cooperação no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e de conectividade. No caso concreto da Toyota, se beneficiará do software ‘Apollo Minibus’ para aplicá-lo a seus veículos Toyota e-Palette. O próprio Li Zhenyu, VP da unidade de Condução Inteligente da Baidu, assinalou que eles também cooperarão com a Toyota na exploração de outros usos para as tecnologias de condução autônoma.

A Geely pretende dar um passo mais além em sua aliança com a Baidu, já que esperam se aprofundar em temas tão importantes como a mobilidade inteligente, onde a conectividade, a inteligência artificial e a automatização têm um papel protagonista. Não faz muito tempo que divulgamos um anúncio da Geely assegurando que apostavam na conectividade 5G e C-V2X.

A plataforma de condução autônoma da Baidu é denominada Apollo e foi lançada em 2017. Atualmente é um dos principais ecossistemas da condução autônoma. Mais de 130 sócios da indústria automotiva se registraram para participar nela. Marcas de carros tão conhecidas como Volvo, Mercedes-Benz, BMW e Ford fazem parte da plataforma. Além disso, por tratar-se de uma plataforma de código aberto, milhares de desenvolvedores estão colaborando com ela.

A Baidu espera tornar-se um dos atores mais relevantes em relação à condução autônoma. Lembrando que outras grandes empresas tecnológicas, como Google e Apple, também estão trabalhando neste campo.

Confira as Fotos