10/07/2019 - JAGUAR LANÇARÁ O XJ ELÉTRICO, O PRIMEIRO DE UMA OFENSIVA DE MODELOS ELETRIFICADOS

A eletrificação chegou para ficar na Jaguar Land Rover. As duas icônicas marcas britânicas têm na agenda o lançamento de uma verdadeira ofensiva de veículos eletrificados com o objetivo de posicionar-se em um mercado em mudança no qual a mobilidade totalmente elétrica (assim como outras soluções alternativas) vem ganhando peso em relação aos automóveis convencionais.

A Jaguar Land Rover confirmou seus planos de fabricar uma nova linha de veículos eletrificados em sua planta de Castle Bromwich, no Reino Unido. Um anúncio que garante a carga de trabalho neste centro de produção. Além disso, estas instalações serão cruciais no alcance do objetivo estabelecido pela empresa em fazer com que a partir de 2020 todos os seus novos modelos contem com opções eletrificadas.

O primeiro modelo desta nova linha será a versão 100% elétrica do Jaguar XJ. O sedan de luxo será eletrificado no mais alto nível. Será o primeiro automóvel elétrico que será produzido na mencionada fábrica britânica. Lembrando que o Jaguar XJ é projetado, desenvolvido e fabricado no Reino Unido, de onde é exportado a mais de 120 países.

A confirmação do desenvolvimento da versão elétrica do Jaguar XJ foi realizada por ocasião do final da produção do modelo atual. A equipe de engenheiros que será responsável pelo desenvolvimento do XJ elétrico será a mesma que trabalhou no Jaguar I-Pace, o primeiro veículo elétrico de produção em série da marca britânica e que já pode ser encontrado nos concessionários.

Como assinalado previamente, este anúncio significa a proteção de milhares de postos de trabalho no Reino Unido. A Jaguar Land Rover decidiu no começo deste ano a transferir a montagem de baterias e unidades de propulsão elétrica para a região de Midlands e investir em novas instalações, assim como nas existentes. O novo centro de montagem de baterias estará operativo em 2020 e terá uma capacidade de produção de 150.000 unidades.

Os novos veículos eletrificados que serão fabricados em Castle Bromwich estarão sustentados pela plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), uma arquitetura preparada para a utilização de mecânicas convencionais, híbridas e totalmente elétricas.