12/07/2019 - O MINI ROCKETMAN PODERÁ TER UMA NOVA OPORTUNIDADE COM A PLATAFORMA DO ORA R1

Por incrível que pareça, seu desenho que já tem oito anos, ainda continua tendo vigência. Desde o momento que a marca britânica apresentou o MINI Rocketman como um trabalho conceitual, este pequeno protótipo de dimensões equiparáveis ao MINI clássico conseguiu cativar o público.

Mas provavelmente naquela ocasião o BMW Group não podia imaginar com seria difícil levar este modelo às ruas como um veículo de produção em série. A MINI enfrentou uma série de inconvenientes, que no final frearam a possibilidade de colocar em produção este modelo, que por dimensões e conceito, era bastante próximo ao MINI original surgido nos anos 60.

O principal problema enfrentado pela marca em relação ao MINI Rocketman foi sua plataforma de fibra de carbono, muito cara para conseguir tornar este concept car em realidade. O fabricante britânico tentou encontrar um sócio para desenvolver uma plataforma conjunta, e houve tentativas de uma possível sociedade com a Toyota, que no final acabou não se concretizando.

Há dois anos a MINI estabeleceu um acordo com a Great Wall Motors para montar uma série de veículos elétricos na China, e no ano passado começaram a surgir os primeiros rumores sobre um possível acordo de colaboração entre ambas as empresas, com o propósito de colocar o MINI Rocketman em produção.

Agora, novas notícias chegam do Reino Unido, assinalando que o pequeno modelo poderia estar pronto para entrar em produção em 2022, graças a um acordo de colaboração com a Great Wall Motors, uma joint-venture que leva a denominação ‘Spotlight Automotive’.

A mídia britânica assegura que os planos para colocar o Rocketman em produção estão muito avançados, citando uma fonte próxima à BMW. Será um hatchback de 3 portas 100% elétrico, que contará com uma plataforma compartilhada com a Great Wall Motors e que chegará às ruas em 2022. As primeiras informações sugerem que este pequeno MINI elétrico compartilhará a plataforma e tecnologias com o Ora R1, um elétrico que a Great Wall lançou recentemente na China.

Na verdade, é que muitas coisas mudaram desde 2011. O fato é que por estes dias a MINI apresentou o seu primeiro modelo puramente elétrico produzido em série, o novo MINI Cooper SE, que não será produzido somente na fábrica de Oxford, mas também será fabricado na China, junto com um segundo modelo elétrico está previsto para a planta de Jiangsu.

Confira as Fotos