13/08/2019 - O PNEU DE RUA MAIS FOCADO EM DESEMPENHO NA LINHA P ZERO FOI DESENVOLVIDO ESPECIALMENTE PARA O NOVO PAGANI ROADSTER BC

É uma história que começou com o P Zero e foi seguida pelo P Zero Corsa para, agora, introduzir o P Zero Trofeo R. Pela primeira vez, a Pirelli desenvolveu o seu pneu rodoviário mais focado no desempenho especificamente para um novo Pagani. O Huayra Roadster BC, que fará sua estreia nos próximos dias durante o evento Monterey Car Week, nos Estados Unidos, vai adotar o P Zero Trofeo R como equipamento original. O pneu será responsável por traduzir o desempenho monstruoso do novo motor 6.0 V12 biturbo com mais de 800 cavalos de potência e 1.050 Nm de torque em movimento. Este é um carro capaz de ultrapassar os 300 km/h e que pode gerar mais de 1.9 g nas curvas chegando a até cargas de 2.2 g. Estes números ilustram a escala da tarefa que os pneus Pirelli foram confiados a gerenciar.

Desenvolvido como na Fórmula 1

Além das características técnicas reais dos pneus (265/30 R20 na dianteira e 355/25 R21 na traseira) para lidar com os níveis de desempenho desejados por Horacio Pagani para seu mais novo hipercarro, houve um novo percurso de desenvolvimento também. Pela primeira vez, as duas empresas italianas trabalharam juntas em um pneu usando modelagem e simulação preditiva; um processo de pré-desenvolvimento virtual que permite que um modelo de computador seja usado para replicar com precisão as características dinâmicas do carro sem a necessidade de realmente fazer pneus reais para ele. Isto significa reduzir os prazos de execução, maior harmonia entre dados objetivos e impressões subjetivas ao volante, bem como um produto que é ainda mais estreitamente combinado com o carro a que se destina. É mais um passo à frente para a estratégia renomada ‘Perfect Fit’ da Pirelli, graças às mesmas técnicas de simulação utilizadas para desenvolver os pneus P Zero para a Fórmula 1.

Um P Zero Trofeo R dedicado

O processo de desenvolvimento conjunto entre os engenheiros da Pirelli e da Pagani começou estabelecendo um novo tamanho para o pneu dianteiro, com canais mais amplos, um cordão maior e aros maiores. Isso oferece um espaço de contato aumentado, que tem o benefício adicional de melhorar a resistência para conseguir suportar as cargas de pressão aerodinâmica. A dinâmica de condução também foi melhorada, graças a menor quantidade de deslizamento causada por uma estrutura mais rígida. O Roadster BC, consequentemente, se beneficia por mudanças de direção mais afiadas, com uma experiência de condução mais linear e menor tendência de saída de frente. Outra vantagem do aumento do tamanho do pneu é aprimorar a frenagem: o mais recente Pagani agora consegue gerar 2.2 g ao parar. O trabalho no novo P Zero Trofeo R dianteiro também significou que o traseiro teve que ser revisto, para manter o equilíbrio entre os dois eixos. Os engenheiros da Pirelli modificaram o desenho da banda de rodagem, colocando-o de forma diferente e aumentando o tamanho dos blocos, bem como os sulcos longitudinais, o que resultou em melhor tração durante o período de aceleração: avanço de cerca de 7%.

Uma parceria que dura mais de uma década

“Estamos orgulhosos de celebrar mais de 10 anos de respeito mútuo e parceria com a Pirelli, em uma missão compartilhada para uma melhoria constante”, disse Horacio Pagani, o fundador e designer-chefe da Pagani Automobili. “Um dos objetivos que definimos para o novo P Zero Trofeo R foi que ele forneça uma boa sensação ao volante; como se suas mãos estivessem segurando a estrada. O know-how e a capacidade dos engenheiros da Pirelli tornaram este pneu realmente comunicativo, que lhe permite saber exatamente quando o limite está se aproximando”.

Marco Tronchetti Provera, CEO da Pirelli e Vice-Presidente, acrescentou: “Horacio Pagani sempre nos dá grandes desafios. Toda vez que trabalhamos juntos, enfrentamos novos e excitantes limites para superar. Esta é uma inspiração surpreendente, que nos permite realizar pesquisa e desenvolvimento com um parceiro extraordinário. A Pirelli tem a inovação e o desejo constante de melhorar no coração de seu DNA, razão pela qual sempre buscamos em todos os produtos a excelência tecnológica. Cada projeto com a Pagani sempre nos traz algo novo”.

Confira as Fotos