2014 - HONGQI L5

A primeira unidade do Hongqi L5 foi vendido por algo como R$ 1.740.000, o valor mais alto para um automóvel made in China. O valor é equivalente ao de adquirir um Ferrari FF naquele país.
Até aqui os Hongqi, que em mandarim significa “Bandeira Vermelha”, eram produzidos exclusivamente para o governo chinês, para substituir os carros estrangeiros de luxo, mas agora estão também disponíveis ao público em geral.
Feito por encomenda, o L5 está equipado com um motor V12 de 6 litros a gasolina. Desenvolve uma potência máxima de 400cv e 485 Nm de torque.
Com 3175 kg de peso, este “Rolls Royce chinês” está equipado com tração integral e suspensão hidropneumática. Alcança os 200 km/h de velocidade e tem um consumo médio de 20 litros a cada 100 km.
O primeiro L5 foi comprado por Wang Zhong Hua, um empresário da região de Nanjing, que irá receber o carro dentro de três meses, tempo estimado de produção do modelo.
O Hongqi L5, assim como os modelos L7 e H7, são produzidos pela FAW, empresa responsável pelos automóveis utilizados pelos representantes oficiais do governo chinês.
A FAW é também responsável pela fabricação dos automóveis da marca Audi em território chinês.