O NOVO PAPAMÓVEL SERÁ ELÉTRICO E BASEADO NO FISKER OCEAN
Se por um lado o Papa Francisco se caracterizou por utilizar carros baratos em suas viagens, por outro também revela sua preocupação pelo meio ambiente e a mudança climática. “Nunca machucamos e maltratamos tanto nossa casa comum como temos feito nos últimos 200 anos”, escreveu na época o Santo Padre. Agora, o representante máximo da igreja católica estreará um novo Papamóvel que será elétrico e será baseado no Fisker Ocean.
A decisão foi tomada após uma visita recente ao Vaticano dos fundadores da Fisker, Henrik Fisker e Geeta Gupta-Fisker. Os responsáveis máximos da empresa fabricante de carros elétricos se reuniram com o Papa Francisco e lhe mostraram sua visão do Papamóvel do futuro, um SUV completamente elétrico, respeitoso com o meio ambiente e fabricado com base em materiais reciclados.
“Inspirei-me ao ler que o Papa Francisco considera muito o meio ambiente e o impacto da mudança climática para as gerações futuras”, disse Henrik Fisker. “O interior do transporte do Papa conterá uma variedade de materiais sustentáveis, incluindo tapetes feitos de garrafas de plástico recicladas do oceano”.
O novo Papamóvel terá como base o Fisker Ocean e receberá algumas modificações menores para adaptar-se às necessidades do Santo Padre. O teto integrará uma cúpula de vidro sobre-elevada a partir da qual o chefe da igreja católica poderá ver os seus fiéis. Tampouco terá emissões pelo fato de equipar um sistema de propulsão totalmente elétrico, com potências de mais de 306 cv e autonomias próximas aos 500 quilômetros.
O Papa Francisco foi durante muito tempo um defensor da ação climática. Em 2015 já disse que a mudança climática é real e o resultado da atividade humana. Desde então, o bispo de Roma tratou de transmitir uma mensagem que animou os fiéis a tomar medidas. “Reduzir os gases de efeito estufa requer honestidade, coragem e responsabilidade”, assegurava o Papa.
Também não é a primeira vez que será utilizado um veículo eletrificado pelo Papa. Em outubro de 2020 surgiu o Toyota Mirai de hidrogênio reconvertido em Papamóvel, mas o Fisker Ocean será o primeiro 100% elétrico de sua frota. O SUV elétrico tem um preço de 32.000 euros na Alemanha, de modo que continua sendo um carro barato considerando o seu desempenho. Isso permite que encaixe com a filosofia do chefe do Vaticano, que também opta pelos veículos de preço acessível para seus deslocamentos em outros países.
Espera-se que a versão papal do Fisker Ocean seja entregue ao Vaticano no próximo ano.