VINFAST VF e35 E VF e36: MODELOS VIETNAMITAS SERÃO FABRICADOS NOS ESTADOS UNIDOS

Duas novas surpresas chegam do Salão de Los Angeles. Levam a assinatura do fabricante vietnamita VinFast e foram projetadas por Pininfarina na Itália. São os VF e35 e VF e36, crossovers que começarão a ser vendidos no começo de 2022 nos Estados Unidos e Canadá, quando se abre o período de reservas, embora as primeiras unidades sejam entregues já no final deste mesmo ano. A VinFast deixa a porta aberta para comercializá-los também na Alemanha, França e Holanda. O primeiro estado americano em que eles serão lançados será a Califórnia e a marca planeja abrir até 60 expositores para que futuros clientes vejam e toquem os carros.
O VF e35, o menor dos dois, competirá no segmento dos VW ID.4, Ioniq 5 e Tesla Model Y. Seu design é muito esportivo, com uma traseira onde as lanternas estão unidas com uma fina tira de LED. Contará com uma tela táctil de 15.4 polegadas. Entre outras soluções, conta com condução autônoma de nível 3 graças às 14 câmeras e 19 sensores que analisam tudo o que acontece ao seu redor. O e35 estará disponível com duas baterias, uma mais básica de 460 quilômetros de alcance associada a um motor de 201 cv, e outra com 500 quilômetros ligada ao propulsor de 402 cv.
Por sua parte, o VF e36 enfrentará outros SUV maiores, como o BMW X7 e o Tesla Model X. Compartilha certos traços de design com o e35, embora proporcionalmente sejam maiores. Da mesma forma, o equipamento de infotainment conta com uma tela de 15.4 polegadas e condução autônoma de nível 3. As dimensões maiores do e36 permitem ‘encaixar’ duas baterias maiores, com autonomias que oscilam entre 485 e 680 quilômetros por ciclo completo de carga.
Por enquanto se desconhecem os preços destes crossovers, já que a VinFast ainda não fechou as linhas nem os equipamentos. Tudo parece indicar que os dois SUVs terão preços ligeiramente inferiores aos Tesla rivais para ganhar participação de mercado de forma rápida.
De acordo com o que confirmaram fontes da VinFast ao pessoal da Car and Driver USA, os dois veículos começarão a ser fabricados no Vietnam em breve, com a ideia de que ambos sejam produzidos em solo americano a partir de 2024, em uma clara aposta nesse mercado. Farão isso em uma fábrica em Playa Vista, Los Angeles, na qual serão investidos 200 milhões de dólares e serão empregadas de forma direta 400 pessoas.